06 junho 2009

A SEXTA EM QUE A CIDADE PAROU

Sexta feira. Pleno Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi comemorado em Floripa com um engarrafamento enorme para o tamanho da cidade. Eu estava no trânsito e me lembrei de um conto do Júlio Cortazar dos anos 60, “La Autopista del Sur” onde um engarrafamento toma dimensões inusitadas. Pois a cidade naquela tarde estava assim. Trancada. Disseram que foi por causa do par de horas de greve dos ônibus, ocorrida pela manhã. A disputa entre os motoristas e os empresários que anda colocando todo o povo como refém. Quem passou por algum percalço nos ônibus, tirou seu carro da garagem após o almoço.

Mas, seja o que for, aquela tarde mais parecia uma amostra do que deverá acontecer no nosso trânsito em breve. Há poucos dias foi notícia ser Floripa a segunda pior cidade no mundo em mobilidade urbana, segundo estudo científico da Universidade de Brasília. E a cidade, na sexta, confirmou estes estudos, mesmo tendo sido rotulados como um exagero pelo Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis). A sexta feira desmentiu o Ipuf numa lentidão desesperadora. Qualquer rua que se entrasse, em pouco tempo estava se engrossando a fila. Lenta ou mesmo parada.

Convém salientar – e o Ipuf certamente sabe disto – que a circulação dos veículos é muito parecida com a circulação de particulados, como grãos ou a areia. E os grãos em movimento, assim como os carros, se comportam quase como um fluido. Porém, quando estáticos, tem o comportamento de sólidos. Isto me fez imaginar o dia em que o trânsito deixará de fluir. E as ruas de nossa cidade se transformarão, como rios de lava solidificada, em rios de carros abandonados. Aos poucos oxidando sob a maresia do vento sul.

Talvez aí possamos sair de bicicleta em paz.

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a crônica...retrata a realidade com um toque de poesia.
Parabéns !!!

Maria Luiza Ramos disse...

Realmente, nossa ilhazinha está à beira do caos no trânsito, principalmetne nas horas de pico.Nem a visão do mar melhora nosso ânimo.
Passei aqui para conhecer teu blog -indicado por um amigo - e para te convidar a dares uma passadinha no meu - "Simplesmente Maria" - http://vargasramos.zip.net
Sucesso!